Ensino Doméstico - Educação Domiciliar

Aos pais pertence o direito de escolher a educação dos filhos

Detalhes do evento

Oficina de Pioneirismo

Horário: 14 agosto 2015 a 17 agosto 2015
Local: Montaria, Viana do Castelo
Site ou Mapa: http://terrasaltas.wix.com/ca…
Tipo de evento: oficina, de, campo
Organizado por: Campo Escola Terras Altas - CETA
Última atividade: 27 Jul, 2015

Exportar para Outlook ou iCal (.ics)

Descrição do evento

Os participantes poderão experimentar algumas das práticas de pioneirismo, tais como:
 
- cozinha de campo;

- diferentes formas de fazer fogo;

- construção em madeira e corda, a ser utilizada durante a estadia;

- exploração dos recursos do rio e da montanha;

- identificação e recolha de plantas comestíveis e medicinais;

- concílios temáticos relacionados com o progresso do trabalho em equipa e a experiência de pioneirismo, assim como, momentos de partilha de filosofia prática e outros assuntos de interesse comum.

Esta oficina prevê momentos de repouso, lazer, nutrição, aprendizagem e reflexão.  Qualquer participante a partir dos 9 anos de idade reúne todas as habilidades para desempenhar a sua parte nesta aprendizagem conjunta.

**

pioneirismo historicamente moldou a cultura ocidental e as sociedades europeias como ainda as conhecemos. Falamos de homens e mulheres que partiram da Velha Europa explorando o desconhecido, por entre florestas e montanha, atravessando rios e desertos em África e no Continente Americano. Levavam poucos pertences consigo e menos ainda sabiam sobre o clima, a vegetação, a fauna, os autóctones, os perigos que iriam encontrar. Era necessário com urgência montar abrigo, construir pontes, vedações, embarcações e constantemente improvisar utensílios, como recipientes e ferramentas.

 

No que diz respeito às construções em pioneirismo são das mais versáteis e mais antigas formas que o homem tem vindo a realizar desde que começou a deixar a vida nas cavernas. Esta arte foi evoluindo e destacou-se particularmente no período histórico dos descobrimentos e noutras campanhas. Estes artesãos foram também apelidados de bandeirantes que em novas terras tinham necessidade de criar colónias. Um pequeno grupo destes homens partia na dianteira trilhando caminho pelo desconhecido, estes pioneiros teriam de saber orientar-se sem GPS, sem mapas, e, muitas vezes, sem bússola, apenas lendo os sinais subtis do céu e da terra.  

 

Para passarem as noites construíam com o material que os rodeava abrigos, mas também outras estruturas que os permitiam melhorar a sua travessia. Estas construções teriam de ser robustas e duradouras pois, após estes primeiros homens terem seguido com a sua exploração, um segundo grupo maior utilizar-se-ia destas primeiras para dar continuidade à colonização das terras.

 

 

Caixa de Recados

Comentar

RSVP para Oficina de Pioneirismo para adicionar comentários!

Entrar em Ensino Doméstico - Educação Domiciliar

Comparecer (1)

© 2017   Criado por Paula.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço