Ensino Doméstico - Educação Domiciliar

Aos pais pertence o direito de escolher a educação dos filhos

Olá a todos. Eu sou a Paula, talvez já me "conheçam" do blogue Aprender sem Escola... O que dizer sobre mim? Optámos pelo ensino doméstico há mais de 3 anos e meio e nunca mais olhámos para trás, só temos pena de não ter descoberto esta alternativa mais cedo. Numa "vida passada" fui professora. Estejam à vontade para fazerem perguntas!

Exibições: 1100

Responder esta

Respostas a este tópico

olá!!

qdo tento acessar o blog aprender sem escola tenho o acesso negado,oq pode estar acontecendo?grata andréa

Querida, o blog só esta aberto para convidados, não consigo acessar.

o que faço para acessar??

Olá Paula! Sou nova no grupo. Sou da Argentina mas estou morando no Brasil com meu filho de 12 anos. Ele sempre tem estudado na escola mas estamos pensando seriamente na possibilidade de ele estudar em casa. Preciso me informar ao respeito da lei e de como educar ele em casa. Quais sao as coisas que ele precisa estudar, aprender, nessa estapa e demas duvidas que eu tenho. Como posso me informar?

Muito obrigada! 

Laura

Parabéns ,Paula ,com a sua iniciativa de criar o blog poderemos nos unir nesse ideal de dar uma educação integral para nossos filhos, com nossos valores. Poderemos nos fortalecer para enfrentar as barreiras legais.                                                  Comecei a ensinar minha filha em casa em 2007( Portadora de síndrome de down) ,estava desenvolvendo muitos problemas com a escola inclusive baixa estima, mas só a retirei da escola no ano passado(2012) por problemas de saúde . Agora o MP-RS me pressionam para que eu apresente comprovante de matricula, a escola estava matando minha filha . Nesses poucos meses ela já recuperou a auto-estima e está estudando com alegria. Vou enfrentar uma batalha mas acredito que Deus tocará o coração do Juiz .             Um Abraço                                                                                                                       

Boa tarde, eu sou professora do 1º ciclo e gostaria de saber que requisitos obrigatórios são necessários para poder exercer a função de professora no domicílio. Se alguns pais estiverem interessados nessa opção podem contatar-me, pois tenho bastante interesse nesta modalidade de ensino. Um bom ano para todos.

Olá, adorei encontrar este cantinho e poder aprender e compartilhar com mais pais e mães.

Meu nome é Glaucia, sou mamãe de menino de 3 anos e Pedagoga, moramos no Brasil , Florianópolis. E tenho um blog onde compartilho as atividades, brincadeiras e dicas que eu e meu filho vivenciamos a cada dia nesta aventura que é o homeschooling. 

O  nome do nosso blog é DICAS HOMESCHOOLING e ( se o link não funcionar tem que escrever com o www, senão o google não redireciona )e no facebook criei uma página também se quiserem espiar é com este nome também DICAS HOMESCHOOLING (NÃO sei se consegui colocar o link certinho) 

Olá,

Obrigado pelo fórum e pelo site que pelo que percebi é um dos pontos de reunião do ensino domestico por portugal.

Somos uma familia com 4 filhos de 2, 6, 8 e 10 anos. Presentemente estão a estudar nos anos normais para as suas idades (exceto o de 2 que está conosco).

Estamos a pensar muito seriamente trazê-los para casa no ano que vem (2014-2015) e iniciar-mo-nos no ensino doméstico.

Tenho estado a documentar-me mas tenho algumas dúvidas que perguntarei por aqui aos papás que já vão mais à frente.

Estamos na área de Tavira.

Beijos a todos

Emilio

Olá a todos!

Eu sou a Paula Marisa e descobri este forum hoje numa das minhas pesquisas sobre Ensino Doméstico. Também sigo no facebook o "Aprender sem escola" e o grupo "Ensino Doméstico - uma atitude diferente".

Tenho um filho com quase 6 anos que iniciará o 1º ciclo no próximo ano letivo (2014/2015), no entanto optarei pelo Ensino Doméstico.

Apesar de ter procurado informação sobre o assunto ainda me restam algumas dúvidas em relação à matrícula e ao que é pedido pela escola. 

Espero encontrar aqui outros pais para partilhar o que for possível para bem dos nossos filhos e famílias.

Moro no Algarve, na zona de Portimão e sou professora do 1º ciclo.

Beijinhos a todos,

Paula Marisa

Olá Paula,

Antes de nada, parabéns pelo site!

Trabalho para uma empresa de software e gostariamos de oferecer uma plataforma de aprendizagem online gratis para os usuarios deste site. Esta plataforma tem diversas ferramentas que podem ser usadas para ensinar/aprender. Já está a ser usada em diversas escolas portuguesas.

Acabei de lhe enviar um email. Gostaria de apresentar a plataforma.

Obrigada

mimi

Mimi@examtime.com

Olá, nós somos o Nuno, Vânia e David.

O David vai agora a caminho dos 3 anos, e a aprendizagem dele vai continuar a ser fora da escola. Ainda não sabemos bem em que moldes, mas estamos muito felizes e entusiasmados com as coisas que temos visto sobre o ensino domestico,  escola da ponte,  por descobrirmos que já existem algumas associações e muitas pessoas a fazer um trabalho muito interessante para a construção de alternativas de educação que se destinem a ajudar a formar seres humanos, livres pensadores em oposição á formatação instituida.

Vamos contactar com algumas destas associações, e tentar encontrar e conhecer pessoas que também estejam a seguir vias alternativas na zona onde vivemos, para tentarmos aprender uns com os outros e crescermos neste caminho. Vivemos em Portugal, e andamos entre Lisboa e Barreiro.

Gratos pela atenção, grande e fraterno abraço, e sejam muito felizes a aprender na escola da vida.

Olá, meu nome é Fernanda, moro em Salvador/Ba. Sou mãe de tempo integral e minha filha de 5 anos nunca frequentou a escola formal. Sou entusiasta do ensino doméstico, vejo como a melhor opção porém ainda tenho muitas dúvidas e medos. Gostaria de trocar ideias com outros pais que estão educando os filhos em casa e obter algum tipo de ajuda e quem sabe talvez até mesmo ajudar outros com algumas de minhas experiências. Me coloco à disposição e também conto com vossa ajuda.

Abraço a todos

Responder à discussão

RSS

© 2017   Criado por Paula.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço