Ensino Doméstico - Educação Domiciliar

Aos pais pertence o direito de escolher a educação dos filhos

Oi Pessoal

Estou entrando na comunidade agora, mas já tenho apoiando vários trabalhos de Educação domiciliar online no Brasil e US nos últimos anos. Na verdade sou da área de EaD... o que tem tudo a ver.

Sou professor na área de EaD e pesquisador em tecnologias Educacionais.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=N959638

Queria compartilhar com vocês que já existem um projeto que eu apoio como consultor, que criou um currículo online de Primeiro ao Nono ano do ensino fundamental, que se chama Colabore Online.

É na verdade uma sistema que possibilita Blended Learning (mistura de presencial com o online), mas com certeza seria de grande suporte para famílias que fazem somente Homeschooling. Considero que seja a primeira iniciativa Brasileira de qualidade em fornecer um currículo que pode ser usando para Educação Domiciliar.

Ajudem a divulgar, pois existem muitas famílias precisando deste tipo de suporte no Brasil.

Segue o link com mais informações:

http://cems.org.br/component/content/article/2-cems/34-colaboreonline

Exibições: 346

Respostas a este tópico

Achei interessante a ideia Daniel, tenho um filho autista de 18 e enfrento muitas dificuldades com ele esses anos em que esteve passando por escolas regulares, a proposta é muito legal, pena que moro muito longe, em Jacarepaguá.

Oi Ana Beatriz

A proposta deste projeto serve tanto para escolas que querem fazer Blended Learning (misturar o presencial com online), como também para famílias que querem fazer Educação Domiciliar completa (totalmente de casa).

Eles tem um currículo adaptado para ser totalmente online com orientações de suporte pedagógico presencial feito pelos pais ou tutores em casa, além do aluno ter a sala de aula online, material didático enviado por correio, tudo preparado para educação a distância online.

Você não precisaria se deslocar em momento nenhum. O projeto "Colabore Online" pode apoiar famílias que estão fazendo educação domiciliar em qualquer estado do Brasil.

 

Vc poderia me explicar melhor, pois sempre fui a favor do método de ensino em casa, pena que no Brasil vivamos essa falsa democracia, de não podermos escolher o tipo de ensino que queremos para nossos filhos, uma vez me questionaram sobre socialização, qdo eu falava sobre esse método, vc poderia me explicar melhor essa questão e como faço caso queira conhecer esse projeto? queria saber se é pago, cheguei a visitar o link da escola, pq se for pago realmente não tenho condições, outra pergunta, vc tem facebook ou e-mail que possa lhe contactar? Eu sou do RJ mas estou me mudando para Brasilia.Gostaria muito de saber mais ok? Abraços

Para esses detalhes o melhor é você ligar nos telefones indicados lá. Eu apoio esse projeto mais na parte pedagógica. Os detalhes de como  eles funcionam vão te passar por telefone.

Se quiser enviar mensagens privadas para mim pode usar o sistema de mensagens do próprio Ning, que chega normalmente no meu email.

Ok então te agradeço até mais

Ola Daniel,

Tenho conhecido o Homeschooling atraves de amigos aqui em Boston,onde vivo e gusto muito da ideia de tirar meus filhos da escolar convencional e "traze-los pra casa",com intencao de retornar ao Brasil no proximo ano,gostaria de saber se esses cursos oferecidos sao legalmente reconhecidos? Obrigada por divulger essa iniciativa...vai ajudar muitas familias!

Oi Cristiane

Não existem permissão legal para EaD no ensino básico(fundamental e Médio) regular no Brasil, somente em situações como EJA, ou exceções específicas. Então em língua portuguesa você dificilmente vai achar um programa que seja legalmente reconhecido pelo MEC.

Esse sistema do Colabore online é na verdade um apoio a famílias que decidiram fazer Educação Domiciliar e vão certificar a educação de seus filhos nessa vertente, usando as provas de ensino fundamental e ENEM   para as certificações quando as crianças fizerem 15 e 18 anos respectivamente (que é quando já é permitido por lei).

 O Colabore online nesse caso é uma apoio online as famílias com planos de aulas semanais feitos por professores especialistas, recursos de aprendizagem online, provas para verificação da evolução das crianças, etc. Tudo isso além de apoiar o dia a dia de estudo de uma criança em sistema de ED, ajuda as famílias a "provarem" para auditores que estão educando seus filhos conforme dos Parâmetros curriculares nacionais.  Ou seja, é um suporte a quem optou por essa modalidade de educação de seus filhos. Com sabemos a ED não é totalmente regulamentado no Brasil (nosso amigos da ANED estão fazendo um grande trabalho para que isso aconteça), mas também não é proibida.

Esse sistema de suporte chamado Colabore online tem um custo bem acessível justamente para apoiar essas famílias. Segue alguns sites para você ter mais informações sobre o que eles oferecem e como comprar.

http://cems.org.br/component/content/article/2-cems/81-colabore-onl...

http://cems.org.br/financeiro/

RSS

© 2017   Criado por Paula.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço