Ensino Doméstico - Educação Domiciliar

Aos pais pertence o direito de escolher a educação dos filhos

Receitas Vegetarianas
Pode conhecer aqui algumas sugestões de receitas vegetarianas que pode experimentar com facilidade e para as quais pode encontrar facilmente os ingredientes necessários. Se tiver alguma sugestão de alguma receita vegetariana (vegana) que nos queira recomendar, por favor partilhe-a connosco



Pratos

COZIDO DE SEITAN

Ingredientes
½ Couve branca
2 Courgettes
2 Cenouras
2 Nabos
1 Farinheira de soja
1 Chouriço se soja
400 g de seitan
2 Folhas de louro
2 dl de Azeite
2 Colheres de sopa de shoyu
1 Caldo vegetal
1 Raminho de salsa
300 g de Batatas
Sal a gosto
Tiras de gengibre fresco

Lave e corte os vegetais (sugestões):
- a couve em quatro partes
- a courgette ás rodelas grossas
- as cenouras ás rodelas grossas
- os nabos aos cubos
- as batatas cortadas ao seu gosto, em metade ou em quatro

Leve um tacho ao lume com água, temperada com o caldo vegetal, um pouco de sal e o gengibre cortado em duas tiras. Deixe ferver e junte todos os ingredientes que cortou adicionando ainda o chouriço e a farinheira de soja (o chouriço e a farinheira de soja entram inteiros). Deixe que tudo coza por 8 a 10 minutos.
Escorra e reserve.
Corte o seitan em tiras ou às fatias. Numa frigideira, coloque o azeite, shoyu e o louro, assim como o seitan. Cozinhe por 4 a 5 minutos, mexendo sempre sem desfazer as fatias do seitan , só para o seitan tomar o sabor do molho, visto que o seitan não necessita de muito tempo para cozer (virá-lo de cada lado para absorver o molho).
Corte a farinheira e o chouriço de soja às rodelas. Numa travessa coloque os vegetais, as fatias de seitan ,assim como as rodelas do chouriço e da farinheira de soja. Decore com o raminho de salsa e azeitonas (sugestão).
Sirva de imediato.

Bifes de Seitan Panados

Ingredientes
Seitan Fatiado (se não encontrar já fatiado, pode comprar inteiro e fatiá-lo em casa)
1 Laranja/1 limão ou vinagre
Pão Ralado
Alho
Especiarias a gosto
Sal
Óleo Vegetal ou Azeite
Farinha
Leite de Soja

Modo de Preparação:
Tempere o seitan com o sumo da laranja, alho, sal e especiarias a gosto (caso não goste de laranja, pode temperar com limão, ou ainda com vinagre). Depois de temperados, deixe os bifes ganharem o gosto do tempero. Faça um polme fino com o leite e a farinha. Passe os bifes no pole e depois passe-os por pão ralado. Quando o óleo estiver bem quente, coloque os bifes a fritar e vá virando para que não queimem.


Almôndegas de Soja
Ingredientes:
200g de soja granulada
1 Embalagem de pão ralado
Molho de tomate
Cebola
Alho
Salsa
Coentros
½ Limão
Azeite
Sal
Piri-Piri em pó

Modo de Preparação:
Coloque a soja de molho em água morna para hidratar durante cinco a dez minutos (atenção: algumas marcas de soja aconselham a que o tempo de hidratação seja de ½ hora). Depois de hidratada, escorra a soja e tempere com limão, sal, alho, coentros e salsa a seu gosto. Enquanto a soja toma o gosto do tempero, prepare um prato com pão ralado. Faça bolinhas com a soja, apertando-as um pouco para que escorra o resto de água que possa ainda ter, enrole-as em pão ralado para ligar e coloque de lado. Quando tiver as bolinhas (almôndegas) todas preparadas, faça um refogado em azeite, com cebola, alho e molho de tomate. Acrescente piri-piri a gosto, mexa, e acrescente água até meio da panela. Coloque cuidadosamente as almôndegas dentro do caldo e deixe cozinhar por 15 a 20 minutos. Tenha cuidado ao mexer as almôndegas para que não se abram.

Feijão à Brás
Ingredientes
1 lata de feijão vermelho ou manteiga
Batata Palha
Azeite
Molho de Tomate
Salsa
Coentros
Cebola
Alho
Sal

Modo de Preparação
Refogue a cebola e o alho no azeite e complete o refogado com o molho de tomate. Adicione o feijão e o sal a gosto e tape com água. Deixe levantar fervura e aguarde cerca de 10 minutos até juntar a batata palha. Quando estiver suficientemente consistente coloque a salsa e os coentros, mexa e tape. Cinco minutos depois está pronto a servir.

Lasanha de Beringela
Ingredientes
1 beringela
1 tomate
1 pimentão
1 cebola
Milho verde
Ervilhas
Óleo
Azeite
Molho de tomate
Orégãos

Modo de Preparação
Corte as beringelas em fatias e frite-as no azeite até ficarem douradinhas. Prepare o recheio com tempero de tomate, pimentão, cebola e molho de tomate, e misture ao milho verde e às ervilhas. Numa tigela, ponha um pouco de óleo, coloque uma camada de beringela fatiada e outra de tempero. Depois cubra com mais beringela. Deixe assar até as beringelas ficarem meio derretidas.

Burgueres de Soja
Ingredientes
100g de Soja
Tomate
Pimentão
Cebola
Salsa
Cominhos
Margarina (100% vegetal)
Extracto de Tomate
Farinha de trigo

Modo de Preparação
Coza a soja, escorra-a e deixe-a descansar. Enquanto a soja descansa, prepare o tempero com o tomate, a salsa, os cominhos, a cebola, o pimentão e extracto de tomate. De seguida, ponha toda a soja no tempero e deixe ao lume até que fique sequinha. Depois misture farinha de trigo (ao ponto de ficar consistente) e modele bolinhos de modo a que fiquem tipo burgueres. Frite os bolinhos em óleo e, para que não fique com excesso de óleo, deixe os bolinhos descansar em guardanapos.

Tofu Italiano
Ingredientes
1 cebola picada
2 colheres de sopa de óleo
500 gramas de tofu cortado em cubinhos
100 gramas de milho verde
300 gramas de ervilhas
1/2 colher de chá de orégaos
1/2 colher de chá de alho
500 gramas de molho de tomate
1 chávena de azeitonas pretas

Modo de Preparação
Frite a cebola e o tofu em óleo durante 5 minutos e adicione os ingredientes restantes. Cozinhe por 10 minutos mexendo ocasionalmente. Sirva com esparguete.

Estrogonofe
Ingredientes
2 colheres de sopa de azeite virgem extra
1 lata de cogumelos
1 pitada de caril
1 cebola grande picada
6 tomates maduros cozidos
leite de coco
granulado de soja

Modo de Preparação
Doure a cebola no azeite, junte a soja (previamente demolhada durante 30 minutos e temperada a gosto). Junte o molho dos tomates (previamente picados com picadora). Deixe ferver 5 minutos. Adicione os cogumelos e o leite de côco. Junte o caril. Misture bem e sirva acompanhado de arroz e/o batata palha.

Lasanha de Espinafres
Ingredientes
1 pacote de 250g de (lasanha integral ou não, como preferir)
molho de tomate

Recheio
400 gramas de tofu
300 gramas de espinafres, cozidos e picados
1 colher de chá de manjericão seco
1 pitada de alho em pó

Modo de Preparação
Escorra levemente o tofu, mas não esprema a água toda. Bata com a varinha mágica até ficar uma pasta macia. Coloque o tofu num recepiente e junte os outros ingredientes, mexendo bem. Para montar a lasanha, cubra de molho o fundo de um pirex. Coloque metade da mistura de tofu por cima e cubra com mais metade de uma chávena de molho. Faça outra camada com 1/3 de massa de lasanha. Pressione com firmeza sobre o recheio. Repita as camadas e pressione de novo. Com o restante molho cubra inteiramente toda a massa. Tape o pirex (ou cubra com papel de alumínio) e deixe assar durante 40 minutos em forno pré-aquecido a 180 graus. Destape e deixe assar por mais 20 minutos.

Doces

MUESLI (para 4 pessoas)
Ingredientes:
2 chávenas de flocos de aveia
3 chávenas de leite de soja baunilhado
½ chávenas de nozes picadas
½ chávena de passas de uva ou sultanas
Fruta: 1 banana, 1 ou 2 maçãs e outras frutas a gosto Modo de preparação
Misturar os flocos de aveia com o leite de soja. Deixa repousar pelo menos durante 10min. Em seguida, coloque os restantes ingredientes. Leite de amêndoa
Ingredientes
1 chávena de amêndoas1 chávena de água quente2 colheres de sobremesa de açucar½ colher de chá de sal3 copos de água fria adicional Modo de preparação
Misturar no liquidificador muito finamente amêndoas e água quente e depois juntar o resto.

Leite de nozes de caju
Ingredientes
1 chávena de nozes de caju1 chávena de água quente2 colheres de sobremesa de açucar½ colher de chá de sal1 colher de chá de baunilha3 copos de água fria adicional Modo de preparação
Misturar no liquidificador muito finamente nozes de cajú com água quente e depois juntar o resto.

Leite de aveia

Ingredientes

1 tigela de grãos de aveia ( ou flocos de aveia )5 tigelas de águaMetade de um pau de baunilha1 ponta de sal1 colher de sopa de doce ( melaço, geleia de cevada,... )2 colheres de sopa de farinha de alfarroba ( facultativo )
Modo de preparação

Lave os grãos de aveia. Deite-os numa panela juntando a água, o sal, e a baunilha. Deixe cozer durante uma hora em lume baixo. Atenção, o leite de aveia sobe facilmente. Uma vez cozido, junte o doce e a alfarroba. Misturar bem. Filtre através de um passador fininho. Nota: se não tiver grãos de aveia, pode utilizar flocos de aveia se eles forem de boa qualidade, senão a bebida terá um gosto amargo. Os flocos de aveia cozem durante 30min.

Queques no forno
Ingredientes
½ kg de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
150g de açúcar amarelo ou mascavado
100g de nozes
150g de margarina vegetal
½ l de leite de soja
Sumo de uma laranja
Raspa de meia laranja
Raspa de ½ limão
Óleo vegetal
Formas para queques

Modo de Preparação
Misture a farinha com o fermento, o açúcar e as nozes partidas. Derreta a margarina e misture com o leite. Junte a primeira mistura à segunda e mexa bem para que fiquem bem fundidas. Pincele 12 formas com óleo e polvilhe com farinha. Leve ao forno durante 20 minutos. Sirva com chá de ervas.

Bolo de Chocolate
Ingredientes
3 chávenas de farinha
2 chávenas de açúcar
6 colheres de sopa de cacau
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal
¾ de uma chávena de óleo vegetal
2 colheres de chá de vinagre
2 colheres de chá de baunilha

Modo de Preparação
Numa tijela grande misture os ingredientes secos. Adicione os ingredientes molhados. Leve ao forno a 180 graus durante 40 minutos.

Pão de Ló de Limão
Ingredientes
1 chávena de farinha
1chávena de maizena
2 colheres de chá rasas de fermento em pó
1 chávena de açúcar
1 iogurte natural de soja
1 chávena de leite de soja
Casca ralada e o sumo de um limão
Forno: 180º C (forno médio)
Tempo de Cozedura: 25 minutos

Modo de Preparação
Numa tigela, peneire a farinha, a maizena, o açúcar e o fermento. Numa outra tigela, misture o leite, o iogurte, o óleo, o sumo e a casca ralada do limão. Misture o conteúdo das duas tigelas e bata com uma colher de pau durante dois minutos.



Queques no forno
Ingredientes
½ kg de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
150g de açúcar amarelo ou mascavado
100g de nozes
150g de margarina vegetal
½ l de leite de soja
Sumo de uma laranja
Raspa de meia laranja
Raspa de ½ limão
Óleo vegetal
Formas para queques

Modo de Preparação
Misture a farinha com o fermento, o açúcar e as nozes partidas. Derreta a margarina e misture com o leite. Junte a primeira mistura à segunda e mexa bem para que fiquem bem fundidas. Pincele 12 formas com óleo e polvilhe com farinha. Leve ao forno durante 20 minutos. Sirva com chá de ervas.

Bolo de Chocolate
Ingredientes
3 chávenas de farinha
2 chávenas de açúcar
6 colheres de sopa de cacau
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal
¾ de uma chávena de óleo vegetal
2 colheres de chá de vinagre
2 colheres de chá de baunilha

Modo de Preparação
Numa tijela grande misture os ingredientes secos. Adicione os ingredientes molhados. Leve ao forno a 180 graus durante 40 minutos.

Pão de Ló de Limão
Ingredientes
1 chávena de farinha
1chávena de maizena
2 colheres de chá rasas de fermento em pó
1 chávena de açúcar
1 iogurte natural de soja
1 chávena de leite de soja
Casca ralada e o sumo de um limão
Forno: 180º C (forno médio)
Tempo de Cozedura: 25 minutos

Modo de Preparação
Numa tigela, peneire a farinha, a maizena, o açúcar e o fermento. Numa outra tigela, misture o leite, o iogurte, o óleo, o sumo e a casca ralada do limão. Misture o conteúdo das duas tigelas e bata com uma colher de pau durante dois minutos.
▶ Responder esta
Permalink Responder até ABAREॐ HABADIAॐ GUARDIÃ ॐ: em 30 abril 2010 at 10:21
Excluir
Empadão de Soja

Ingredientes:
■puré de batata
■soja
■1 tomate sem pele
■1 cebola picada
■2 colheres de gérmen de trigo
■sementes de sésamo
■1/2 colher de sopa de manteiga
■2 colheres de molho de soja
■1 folha de louro
■4 dentes de alho picados
■sal qb


Preparação:
Ponha a soja de molho durante 10 minutos. Adicione-lhe sal, molho de soja, dentes de alho e a folha de louro. Junte também o tomate, cortado em pedaços pequenos. Ponha tudo a estufar com pouca água.
Quando estiver cozido engrossse com gérmen de trigo.
Num outro tacho faça o puré de batata, temperando-o com manteiga.
Ponha uma camada de puré de batata num pirex. Cubra-a com o recheio de soja e termine com outra camada de puré de batata. Polvilhe o empadão com sementes de sésamo e leve ao forno a alourar.
Não se esqueça de tiar a folha de louro quando tirar o recheio do lume.



Lentilhas no forno

Ingredientes:
■1 chávena de lentilhas cozidas
■1/2 chávena de nozes picadas ou raladas
■1 chávena de óleo
■1 ovo
■1 chávena de leite (feito com leite em pó, muito concentrado)
■1/2 chávena de flocos de cereais ou pão ralado
■1/2 colher de café de salva ou tomilho
■1 cebola picada
■1 dente de alho
■sal a gosto

Preparação:
Mexer bem todos os ingredientes e colocar num pirex previamente untado.
Cozer durante 45 a 60 minutos em forno moderado
▶ Responder esta
Permalink Responder até ABARE HABADIA em 26 março 2010 at 13:46
Excluir
Cheese Cake de Banana

Ingredientes:
■125g bolacha Maria
■50 g de Manteiga
■2 colheres (sopa) Vinho do Porto
■6 folhas de Gelatina Branca
■150 g de Compota de Ginja
■125 g Cereja Vermelha em Calda
■2 Bananas
■2 Morangos
■Açúcar Queimado
■250 g de Queijo Fresco para Barrar
■60 g de Açúcar

Preparação:
Deite a Compota de Ginja num tacho e leve a derreter.

Reduza as Bolachas no picador, junte Manteiga, Vinho do Porto e misture até obter uma massa.

Coloque o aro para pastelaria ou uma forma de mola sobre um prato.

Coloque a massa de bolacha no fundo do aro, espalme-a de modo a obter uma camada homogénea.

Quando a compota estiver quente, junte-lhe 2 folhas de Gelatina previamente escorridas e mexa até que se tenha derretido completamente.

Retire o tacho do lume, deixe a compota ficar morna, deite-a sobre a massa de bolacha e espalhe-a.

Leve-a ao frigorífico cerca de 10 minutos.

Escorra as cerejas de calda e corte-as em cubos.

Deite o Queijo num tachinho, junte o Açúcar e bata.

Leve a lume brando e quando o Queijo estiver quente, acrescente a restante Gelatina.

Mexa até que a Gelatina se tenha derretido completamente.

Retire do lume e deixe arrefecer, mas sem que comece a solidificar.

Acrescente os cubos de Cereja e misture bem.

Deite o preparado sobre a Compota de Ginja, alise a superfície com uma espátula e leve ao frigorífico durante 2 horas.

No momento de servir, retire a película aderente do prato, puxando-a cuidadosamente.

Retire igualmete o aro e enfeite o bolo com a Banana, os Morangos e regue com o Açúcar Queimado


Tarte de Amêndoa e Mel
Ingredientes:

Para a massa:
350g de farinha de trigo
250g de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de açucar em pó
sal qb

Para o recheio:
225 de amêndoas descascadas
275g de açucar cristalizado
100g de manteiga sem sal
1 chávena de leite
2 colheres de sopa de mel

Preparação:
Massa:
Coloque a farinha, o açúcar, a manteiga cortada em fatias e o sal dentro de uma tigela grande. junte meia chávena de água fresca e amasse. Leve ao frigorífico durante uma hora.

Recheio:
Deite 150ml de água com o açúcar num fervedor. Leve ao lume e deixe ferver durante 5 minutos até caramelizar.
Retire do lume, adicione as amêndoas inteiras e a manteiga. Mexa e junte o leite. Coza em lume brando durante cerca de 15m até ficar espesso. Retire do lume, junte o mel e deixe arrefecer.

Estenda 2/3 da massa e forre uma forma de tarte previamente untada. Deite o recheio. Cubra com o resto da massa e pressione os bordos para vedar bem. Fure o centro e leve ao forno durante 40m a 180º até alourar.
▶ Responder esta
Permalink Responder até ABARE HABADIA em 26 março 2010 at 13:47
Excluir
Salada completa


1 (sopa) de suco de limão
2 (sopa) de salsinha picada
1 (sopa) de óleo de girassol
1 (chá) de tomate cereja
500 gramas de batata cozida em rodelas
200 gramas de cenoura cozida em rodelas
200 gramas de vagem cozida picada
1 pimentão vermelho picado
1 pimentão verde picado
3 rabanetes em rodelas
1 talo de salsão picado
1 alho-poró picado

Molho:
2 (sopa) de maionese light
1 (chá) de mostarda
1 lata de creme de leite light sem soro
pimenta-do-reino
sal


Colocar os ingredientes da salada numa saladeira, misturar e levar à geladeira. Preparar o molho batendo o creme de leite e a maionese numa tigela; juntar a mostarda, o sal e a pimenta. Tornar a bater e colocar na geladeira. Antes de servir, acrescentar o molho à salada.

assim fica a ementa completa

Obrigado Pedro
sem dúvida ainda tenho muito por aprender ...

Grata pela boa informação oferecida
Namastê!
▶ Responder esta
Permalink Responder até ABARE HABADIA em 26 março 2010 at 13:51
Excluir
Permalink Responder até amelia magalhaes em 17 setembro 2009 at 21:44
ola como chef que sou aki vou deixar algumas receitas

FLAN

Ingredientes
1 forma comum de tofu
1 xícara de suco de maçã
1 colher de sopa de sumo de limão
1 colher de café de casca ralada de limão
1 colher de sopa de óleo de gergelim cru
1 barra de baunilha
1 colher de sopa de mel de abelhas
1 pitada de sal marinho

Modo de Fazer
Bater os ingredientes no liqüidificador até formar uma massa, que deverá ser colocada numa forma untada e levada ao forno até tomar a consistência de pudim.


HAMBÚRGUER

Ingredientes
3 xícaras de berinjela descascada e picada
2 colheres de sopa de farinha de trigo integral fina
1 cebola média picada
1 ovo caipira batido
1 colher de sopa de tahine ou pasta de gergelim
1/2 xícara de farinha de rosca
1 colher de sopa de salsinha fresca picada
1/2 xícara de água
1 colher de sobremesa de orégano
Sal marinho a gosto

Modo de Fazer
Cozinhe a berinjela até ficar macia. Deixe esfriar, depois amasse junto com os demais ingredientes, formando depois bolas, que deverão ser achatadas com uma tampa para dar formato de hambúrguer.
Há, no mercado, utensílios especiais para moldar hambúrguer, tornando o trabalho mais fácil e padronizando os tamanhos.
Para preparar o hambúrguer para servir, faça como um hambúrguer normal


.PANQUECAS

Ingredientes
1 xícara e 1/2 de farinha de trigo integral fina
1 colher de sopa fécula de araruta
1 colher de sopa de shoio
1 pitada de sal marinho
1 ovo caipira
Óleo de girassol ou manteiga clarificada para fritura

Modo de Fazer
Bata os ingredientes num liqüidificador, acrescentando água, até que se forme uma massa pouco espessa. Com um pouco de prática se chega ao ponto ideal.
Unte uma frigideira com o óleo ou a manteiga e derrame pequenas porções da massa, deixando fritar dos dois lados.
Isso pode ser muito divertido, se você conseguir fazê-la virar no ar, com um golpe na frigideira, como já deve ter visto naqueles pastelões antigos.
Depois de prontas as panquecas, você pode recheá-las da forma como desejar, podendo ser doce ou salgada.


PANQUECAS CAIPIRAS

Ingredientes
2 xícaras de farinha de trigo integral
1 xícara de água
1 ovo caipira
1 colher de sopa de cominho em grão
1 pitada de sal marinho

Modo de Fazer
Bata os ingredientes no liqüidificador até obter uma massa homogênea.
Adicionar mais água se ficar muito grossa.
Fazer as panquecas aos poucos, conforme indicado na receita anterior, usando o recheio que desejar.


PANQUECA INTEGRAL

Ingredientes
3 xícaras de farinha integral
1 colher de chá de coentro fresco picado
1 pimenta verde picada
1 pitada de sal marinho

Modo de Fazer
Proceda como nas receitas anteriores.



PANQUECA SARRACENA

Ingredientes
1 xícara de farinha de trigo sarraceno
Sal marinho a gosto
3 xícaras de água
Óleo de girassol

Modo de Fazer
Bata no liqüidificador a farinha com a água e o sal, depois deixe descansar por 1 hora.
Prepare as panquecas numa frigideira apropriada e com pouco óleo, apenas para untar, conforme ensinado nas receitas anteriores.


PÃO

Ingredientes
1 e 1/2 xícara de farinha branca
3 xícaras de farinha integral
2 colheres de sal marinho
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de chá de açúcar mascavo
2 xícaras de iogurte
1/2 xícara de água morna
1 colher de sopa manteiga clarificada

Modo de Fazer
Na véspera, misture o iogurte, o açúcar, o bicarbonato de sódio e a farinha branca, cubra e deixe em lugar quente.
No dia seguinte, junte o sal, o manteiga clarificada e a farinha integral, amasse e vá juntando água morna, até obter uma massa homogênea.
Cubra de novo e deixe descansar em lugar fresco por 2 a 3 horas. Faça bolinhas e abra-as com o rolo até obter círculos de aproximadamente 12cm de diâmetro.
Frite-os um a um no manteiga clarificada quente, pressionando-os para baixo várias vezes até ficarem inflamados e dourados. Escorra e sirva quente.


PÃO FRITO

Ingredientes
250g de farinha de trigo branca ou integral
1 colher de sopa de manteiga clarificada
1 pitada de sal marinho
1/2 colher de chá de sementes de cominho
1/4 de colher de chá de cúrcuma
2 pitadas de pimenta-de-caiena
Manteiga clarificada para fritura
Água morna

Modo de Fazer
Misture a farinha, o sal, a manteiga clarificada e os temperos e amasse, enquanto vai juntando água morna até obter uma massa lisa, homogênea e firme.
Cubra com um pano úmido e deixe descansar por 30 minutos, depois faça bolinhas e abra-as com um rolo, em círculos pouco espessos.
Mergulhe uma de cada vez na manteiga clarificada quente e assim que flutuar, empurre para baixo com a escumadeira, até inchar. Vire rapidamente para fritar do lado oposto.
Deixe escorrer sobre papel absorvente.


PÃO FOLHADO

Ingredientes
Farinha de trigo integral
Fubá fino
Aveia integral em flocos finos
Farinha de soja torrada
Ervas verdes
Sal marinho
Água

Modo de Fazer
Misture partes iguais das farinhas com um pouco de sal, ervas e água, o suficiente para formar uma massa um pouco mais grossa do que a de panquecas.
Com uma concha, coloque pequenas porções para cozer numa chapa, frigideira ou gril de ferro. É uma receita excelente para o cozinheiro criativo e ousado, pois permite inúmeras variações.


PÃO INGEGRAL

Ingredientes
Farinha de trigo integral
Fermento biológico (uma colher de chá para cada quilo de farinha)
Sal marinho a gosto
Água

Modo de Fazer
Misture o fermento num pouco de água morna, acrescentando também um pouco de sal.
Adicione essa mistura à farinha e vá despejando água morna enquanto amassa, até obter uma mistura homogênea.
Amasse e sove bem a massa, depois deixe-a descansar por 6 horas. Coloque em fôrma untada e asse em forno alto e bem quente.


PASTEL DE MAÇÃ

Ingredientes
300g de farinha de trigo integral
300g de manteiga clarificada
5 maçãs descascadas e fatiadas
1 colher de chá de canela em pó
1/4 de colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de açúcar mascavo
Manteiga clarificada para fritura
Água morna


Modo de Fazer
Refogue as maçãs na manteiga e junte a canela e o açúcar. Cozinhe até obter consistência de geleia, depois misture a farinha e a manteiga clarificada.
Junte água morna aos poucos, sovando até obter uma pasta com consistência de massa de torta.
Cubra com um pano úmido e deixe descansar por 30 minutos. Aqueça a manteiga clarificada, sove a massa um pouco mais e divida-a em bolinhas do tamanho de uma noz.
Com um rolo, abra a massa em círculo, recheando e fechando as bordas.
Frite de ambos os lados, em fogo médio, até dourar. Sirva quentes, ou frios, cobertas com algum tipo de calda de frutas.


PASTEL DE LEGUMES

Ingredientes
500g de farinha de trigo integral
3 colheres de sopa de manteiga clarificada
200ml de água morna
1 couve-flor pequena
3 batatas médias
200g de ervilhas
2 colheres de chá de sementes de cominho
1/2 colher de chá de feno grego
1/2 colher de chá de gengibre fresco ralado
1/2 colher de chá de coentro moído
1 pitada de assa-fétida
1/2 de colher de canela em pó
Sal marinho a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

Modo de Fazer
Numa vasilha apropriada, coloque a farinha de trigo, 3/4 de colher de chá de sal marinho e a manteiga clarificada, misturando com as pontas dos dedos e juntando água devagar.
Sove até obter uma massa homogênea e leve, depois deixe descansar, enquanto prepara o recheio.
Corte as batatas e a couve-flor em pedacinhos, ferva as ervilhas por 10 minutos, doure o cominho e o feno grego na manteiga clarificada quente e junte os temperos em pó.
Acrescente as batatas e a couve-flor com um pouco de água e deixe cozinhar até ficarem bem macias. Junte as ervilhas, acrescente o sal e deixe esfriar.
Separe a massa em pequenas bolinhas e abra-as com um rolo em círculos finos.
Coloque 1 colher de sopa de recheio no centro e feche, molhando as bordas para que grudem.
Mergulhe os pastéis na manteiga clarificada e fritar em fogo médio até dourem.
Sirva quente.


PASTEL DE FORNO

Ingredientes
3 xícaras de farinha de trigo integral fina
1 colher de chá de fermento biológico
1/2 copo de óleo de girassol ou canola
Sal marinho a gosto


Recheio
Bardana
Cenoura
Óleo de gergelim
Cebola picada
Cebola em rodelas
Sal marinho

Modo de Fazer
Misture os ingredientes da massa e adicione água, amassando até que a massa solte do recipiente e reserve.
Rala a bardana e a cenoura. Refogue a cebola picada num pouco de óleo de gergelim, acrescentando no final a cebola em rodelas, a bardana ralada e a cenoura.
Depois de refogar levemente, acrescente água até cobrir, sal a gosto e cozinhar em panela de pressão por 15 minutos.
Abra a massa bem fina, coloque o recheio, feche os pastéis e leve para assar em forno médio.


PATÊ DE AZEITONA

Ingredientes
1 xícara de soja cozida
1/2 xícara de leite de soja
10 azeitona verdes médias
10 azeitona pretas médias
1 dente de alho
1 cebola pequena
2 colheres de sopa de óleo de gergelim cru
Sal marinho a gosto

Modo de Fazer
Bata os ingredientes no liqüidificador até formar uma pasta homogênea, salgando em seguida. Se quiser uma consistência mais fina, acrescente água.


PATÊ DE CENOURA

Ingredientes
4 cenouras médias cozidas
1 xícara de cebola picada
2 colheres de sopa de óleo de gergelim cru
1 colher de sopa de sumo de limão
2 colheres de café de sal marinho
1 colher de sopa de shoio

Modo de Fazer
Cozinhe as cenouras com casca no vapor, depois raspe-as para tirar apenas a casca fina. Bata com os demais ingredientes no liqüidificador até formar uma pasta.

PANQUECAS

Ingredientes
1 xícara e 1/2 de farinha de trigo integral fina
1 colher de sopa fécula de araruta
1 colher de sopa de shoio
1 pitada de sal marinho
1 ovo caipira
Óleo de girassol ou manteiga clarificada para fritura

Modo de Fazer
Bata os ingredientes num liqüidificador, acrescentando água, até que se forme uma massa pouco espessa. Com um pouco de prática se chega ao ponto ideal.
Unte uma frigideira com o óleo ou a manteiga e derrame pequenas porções da massa, deixando fritar dos dois lados.
Isso pode ser muito divertido, se você conseguir fazê-la virar no ar, com um golpe na frigideira, como já deve ter visto naqueles pastelões antigos.
Depois de prontas as panquecas, você pode recheá-las da forma como desejar, podendo ser doce ou salgada.


PANQUECAS CAIPIRAS

Ingredientes
2 xícaras de farinha de trigo integral
1 xícara de água
1 ovo caipira
1 colher de sopa de cominho em grão
1 pitada de sal marinho

Modo de Fazer
Bata os ingredientes no liqüidificador até obter uma massa homogênea.
Adicionar mais água se ficar muito grossa.
Fazer as panquecas aos poucos, conforme indicado na receita anterior, usando o recheio que desejar.


PANQUECA INTEGRAL

Ingredientes
3 xícaras de farinha integral
1 colher de chá de coentro fresco picado
1 pimenta verde picada
1 pitada de sal marinho

Modo de Fazer
Proceda como nas receitas anteriores.



PANQUECA SARRACENA

Ingredientes
1 xícara de farinha de trigo sarraceno
Sal marinho a gosto
3 xícaras de água
Óleo de girassol

Modo de Fazer
Bata no liqüidificador a farinha com a água e o sal, depois deixe descansar por 1 hora.
Prepare as panquecas numa frigideira apropriada e com pouco óleo, apenas para untar, conforme ensinado nas receitas anteriores.
▶ Responder esta
Permalink Responder até ABARE HABADIA em 26 março 2010 at 13:53
Excluir
Tabule de Quinoa (receita de Morena Leite publicado na revista CRIATIVA)

Ingredientes:

500g de quinoa (vale a pena experimentar este cereal)
3 cebolas roxas pequenas
3 pepinos
4 tomates
1 limão-taiti
1 limão-siciliano
1 limão-cravo
1 pimenta-dedo-de-moça
15g de hortelã
10g de salsinha
Sal
Uma pitada de pimenta-do-reino

Modo de Preparo:

Cozinhe a quinoa em bastante água durante 10 a 15 minutos ou até o grão mudar de tamanho. Escorra e reserve.
Pique a cebola, o pepino e o tomate em cubos. Retire as sementes da pimenta e também pique-a finamente. Misture todos os ingredientes e tempere com as raspas e o suco dos limões, com a hortelã e a salsinha picadas em tiras finas.
Finalize com sal e a pimenta.

Rendimento: cerca de 10 porções.
Tempo de Preparo: 50min.
Armazenamento: refrigerado
Um ítem passo, não há necessidade.
Calorias: 200 kcal (1 porção equivalente a 3/4 de xícara de chá)
Benefícios: apesar de ser um cereal, a quinoa é rica em proteínas.
Também é ótima fonte de fibras, gorduras saudáveis e substâncias antioxidantes.
▶ Responder esta
Permalink Responder até ABARE HABADIA em 26 março 2010 at 13:59
Excluir
Ser Vegetariano ...
Ser Vegetariano ...

É ser mais humano e perceber a vida por uma perspectiva evolutiva e até espiritual.

E sentir-se terrestre como a árvore que doa seus frutos

Sentir-se extraterrestre, como o Sol que doa sua luz

Ser vegetariano é sorrir para a vida

Alegrar-se com pequenas e simples coisas

E olhar os animais com carinho e com respeito

É ouvir a voz dos que não falam

É pensar por aqueles que não podem dizer o que pensam.

Ser vegetariano é questionar os padrões antigos e errados

e aventurar-se no novo com coragem.

Ser vegetariano é ser parte da humanidade do futuro

é ver e voar mais alto

É amar a VIDA e viver!

Seja Vegetariano!

Exibições: 364

© 2018   Criado por Paula.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço