Ensino Doméstico - Educação Domiciliar

Aos pais pertence o direito de escolher a educação dos filhos

CLAUDIA MARIA AMARAL DA CUNHA
  • Feminino
  • DUQUE DE CAXIAS - RJ
  • Brasil
Compartilhar no Facebook Compartilhar

Presentes recebidos

Presente

CLAUDIA MARIA AMARAL DA CUNHA ainda não recebeu nenhum presente

Dar um presente

 

Página de CLAUDIA MARIA AMARAL DA CUNHA

Informações do Perfil

Gostarias de falar um pouco de ti? Quem és? Would you like to speak a little about you? Who are you?
Sou estudante do curso de PEDAGOGIA e estou pesquisando sobre o assunto para minha monografia, gostaria de obter mais informação sobre o mesmo.
Cidade/city , contactos/contacts - email, email messenger, skype, telefone/phone, página web pessoal/personal webpage
calval@oi.com.br

Blog de CLAUDIA MARIA AMARAL DA CUNHA

O Ensino Domiciliar e a Interação das Famílias

Venho pesquisando sobre a ED para defender minha monografia na área de Pedagogia.

Após algumas reflexões sobre o assunto, analisando alguns depoimentos e algumas críticas, gostaria de registrar o que percebo no momento.

A maioria das pessoas que criticam, usam a socialização como uma lacuna deixada pela ED. Entretanto, o que percebo é que o ensino domiciliar não só propicia uma interação entre os alunos como também entre as famílias que aderem a esta modalidade de ensino.…

Continuar

Postado em 30 setembro 2011 às 22:48

Caixa de Recados (5 comentários)

Às 11:40 em 6 outubro 2009, Paula disse...
Oi Cláudia,
Bem vinda ao grupo! Pergunta à vontade!
Às 18:58 em 8 outubro 2009, Paula disse...
Em relação à tua primeira pergunta - Como iniciou-se esse movimento? - coloquei um artigo aqui no blog que talvez aches útil...

Depois hei-de ir respondendo às outras perguntas com mais vagar. Se pesquisares o meu blogue encontrarás bastante informação sobre a educação domiciliar.
Às 22:32 em 8 outubro 2009, Paula disse...
Oi Cláudia,

Podes entrar em contato com famílias que estão praticando a educação domiciliar aqui:

http://groups.yahoo.com/group/ensinodomestico/

Podes também juntar-te a nós no próximo bate papo online, que vai ser na próxima terça feira dia 13 de Outubro às 4 da tarde (hora de Portugal, não sei bem qual é a diferença de fuso horário entre Portugal e Brasil, será à 1 da tarde para você?)

Portugal está sob o horário de Greenwich, o que significa, duas, três ou quatro horas a mais em relação ao horário de Brasília e de acordo com o período do ano.
Às 16:41 em 13 outubro 2009, Paula disse...
Como iniciou-se esse movimento?

Esse movimento sempre existiu. A escolarização em massa é que é um fenómeno recente - 150 anos na história da humanidade é um abrir e fechar de olhos.

Quais os reais objetivos de se educar em casa?

Isso depende de cada família, mas diria que comum a todas elas está a convicção da importância da liberdade de educação e de que "aos pais pertence a prioridade do direito de escolher o género de educação a dar aos filhos." (artigo 26° da Declaração Universal dos Direitos Humanos).

Há várias abordagens ao ensino doméstico, desde a "escola em casa" ao unschooling ao eclético. Cada família tem a sua filosofia de educação.

Falando em termos gerais, os educadores domésticos dividem-se em três grandes grupos: os que são motivados por razões religiosas e morais, os que têm razões filosóficas ou pedagógicas e os que optam pelo ensino doméstico devido aos problemas que os filhos experienciaram na escola, tanto a nível académico como social ( van Galen & Pitman, 1991; Thomas, 1998).

As motivações são muitas: muitas famílias acreditam que os filhos podem adquirir uma educação de muito maior qualidade em casa do que na escola. Outras viram-se para o ensino doméstico ao verem os filhos serem destruidos pela escola: desde bullying e violência escolar, levando à fobia escola, aos alunos com necessidades educativas especiais que a escola não tem a capacidade de lidar, passando pelos alunos dotados que passam o tempo entediados na escola... as razões são inúmeras...

Há famílias que querem colocar a ênfase no desenvolvimento moral e ético dos filhos, outras que trabalham no estrangeiro em países onde a qualidade de ensino é fraca, as razões que levam os pais a optar pelo ensino doméstico são tantas quantas as famílias. Embora às vezes haja a ideia de que a educação domiciliar é coisa só para cristãos evangélicos, essa não é a realidade.

Estão fundamentados em que?

Depende da filosofia de educação e do método que seguem. Para os unschoolers, por exemplo, podes pesquisar o trabalho de John Holt, Ivan Illich, Raimond e Dorothy Moore.

Métodos incluem: o método Montessori, método Waldorf, método de Charlotte Mason, educação clássica (trivium e quadrivium), eclético, "escola em casa", ensino à distância, etc, etc



Como podem os pais que não têm um bom nível de instrução aderirem à essa modalidade educativa?

Como dizia Ivan Illich, a escola ensina-nos a confundir diplomas com competência. Há pessoas sem instrução formal que têm muito mais conhecimentos que pessoas com cursos superiores. Não há melhor escola que a vida. Já várias pesquisas demonstraram que no âmbito da educação domiciliar o nível de instrução dos pais não afecta os resultados académicos dos filhos. Traduzi algumas lá no meu blogue...

Futuramente essas crianças não se sentirão segragadas? Diferentes?

Geralmente tornam-se adultos capazes de trabalho independente, de espírito crítico e com capacidade de inovação. Pessoas com capacidade de liderança e que trabalham por vocação, capazes de criar - e não apenas encaixar - no mundo em que vivem.

Há um livro interessante que entrevista mais de vinte adultos que foram educados em casa nas décadas de 1970 e 80, quando o movimento do ensino doméstico ainda era pequeno e pouco conhecido no Reino Unido: 'Those unschooled minds' por Julie Webb

Há muita informação na internet. Podes visualizar, por exemplo, o National Home Education Research Institute.

http://www.nheri.org/

Agora tenho de ir! Até logo!
Às 16:08 em 15 outubro 2009, Paula disse...
Para entrar em contacto com famílias que praticam o ensino doméstico, associa-te a este grupo

http://groups.yahoo.com/group/ensinodomestico/


Blogues em português sobre a educação em casa

http://aprendersemescola.blogspot.com/

http://pesnarelva.wordpress.com/

http://escolabela.wordpress.com/

http://larasobral.blogspot.com/

http://pipocasland.blogspot.com/

http://ensino-domestico.blogspot.com/

http://educaremcasa.wordpress.com/

http://eddomiciliar.blogspot.com/

http://escolaemcasa.blogspot.com/

Você precisa ser um membro de Ensino Doméstico - Educação Domiciliar para adicionar comentários!

Entrar em Ensino Doméstico - Educação Domiciliar

 
 
 

© 2019   Criado por Paula.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço