Ensino Doméstico - Educação Domiciliar

Aos pais pertence o direito de escolher a educação dos filhos

Venho pesquisando sobre a ED para defender minha monografia na área de Pedagogia.

Após algumas reflexões sobre o assunto, analisando alguns depoimentos e algumas críticas, gostaria de registrar o que percebo no momento.

A maioria das pessoas que criticam, usam a socialização como uma lacuna deixada pela ED. Entretanto, o que percebo é que o ensino domiciliar não só propicia uma interação entre os alunos como também entre as famílias que aderem a esta modalidade de ensino. Segundo os depoimentos das famílias eles sempre trocam informações entre si e buscam encontros e passeios com caráter educativo. São atitudes que não acontece no ensino regular. No mínimo, só alguns passeios com os alunos. Os pais não se conhecem, não trocam informações, não se ajudam mutuamente. É um isolamento tremendo. 

Com um olhar atento a toda e qualquer aprendizagem que possa acontecer em determinadas situações e estando disponível aos questionamentos dos filhos, os pais conseguem fazer um trabalho diário riquíssimo.  

Como pais, conhecemos nosso filho mais que ninguém. Sabemos de suas preferências, suas aptidões, como reagem a este ou aquele estímulo. Enfim, somos capazes de orientá-los em seus estudos, de criar condições de aprendizagem de forma prazerosa, de estimular a cada um dos filhos de diferentes formas,etc.

Um abraço a todos. Cláudia Maria   

Exibições: 45

Comentar

Você precisa ser um membro de Ensino Doméstico - Educação Domiciliar para adicionar comentários!

Entrar em Ensino Doméstico - Educação Domiciliar

© 2019   Criado por Paula.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço